Conheça o Jerboa, o Rato Canguru
Olá, Caçadores de Mistérios. Hoje eu trago um fato curioso sobre o abismo de mistério que envolve o reino animal. Então, conheça hoje uma nova espécie de animal peculiar que habita nosso vasto mundo. Então, vamos lá!
Pertencente à família Dipodidae (que contém mais de trinta espécies registradas) os Jerboas são uma espécie de roedores que parecem ter saído de uma sala de laboratório. É o resultado de um experimento híbrido de um pequeno roedor com outra espécie de canguru. O pequeno animal apresenta um corpo típico de um roedor, mas seu diferencial está nos seus membros. Braços e pernas são desproporcionais, enquanto os braços são curtos e retraem para dentro, suas pernas são extremamente longas em relação ao resto do corpo e se destacam para fora. Além de, algumas espécies, apresentarem uma das maiores orelhas do reino animal chegando a 2/3 do corpo.
Devido a essa característica em seus membros inferiores, o Jerboa consegue saltar a mais de trinta metros de distância, o que demonstra uma grande capacidade de locomoção do animal e sua cauda extremamente longa o auxilia em seu equilíbrio. Mesmo sendo tão pouco conhecido ao redor do mundo, o pequeno roedor já está em perigo de extinção graças a atuação do homem (sempre o homem).
Esse pequeno roedor pode ser encontrado em lugares desertos, como em Gobi na Mongólia, na China e no nordeste da África. Eles não costumam beber água, devido ao ambiente que vivem, a água que entra em seu organismo vem das sementes e dos insetos que consumem. O Jerboa pode medir até 10 centímetros (podendo caber facilmente na palma da mão) e seu tempo de vida pode chegar até 6 anos.
Com todas essas características, não é impossível imaginar que esse animal peculiar é um tormento para a teoria da evolução, pois, o Jerboa apresenta ser uma espécie única e não apresenta parentesco algum com nenhuma outra espécie (afinal, você já viu algo realmente parecido com ele?), impossibilitando de encaixá-lo na própria teoria. Ou seja, nada explica sua aparência, nem mesmo a teoria de parentesco evolutiva.
Curtiu? Se inscreva no blog e ajude a comunidade dos curiosos a crescer. Não se esqueça de compartilhar também. Fui!!
Nenhum comentário: