Conheça Roopkund, o Misterioso Lago de Esqueleto na Índia

 

Olá, Caçadores de Mistérios. Hoje eu trago para vocês, direto do abismo de mistérios universais, um mistério que permanece invicto há décadas e que não parece que será resolvido por muito tempo ainda. Então, veste o casaco de moletom e bora pro post.

Ao longo da história da humanidade muitos mistérios surgem e intrigam as cabeças de quem se propõe a resolvê-los. Muitos desaparecem com o tempo, graças a ajuda da ciência, outros, nem a ciência e seus recursos conseguem colocar um ponto final no enredo e nas teorias que surgem para explicá-los. E o assunto do post de hoje é um desses exemplos que nem o conhecimento científico pode trazer uma resposta plausível para o mistério.                   

Localizado a uma altitude de cerca de 5000 metros, em uma área remota nos montes do Himalaia, na Índia, se encontra um misterioso lago que mesmo depois de décadas após seu descobrimento permanece com seu mistério inexplicável.            

Roopkund congelado.

O Himalaia é conhecido pelo seu frio extremo e pelas suas altas altitudes, e foi justamente essa combinação que gerou um mistério que nem a ciência pode resolver. No ano de 1942 (durante a Segunda Guerra Mundial) um guarda florestal que caminhava numa remota região gélida descobriu um grupo de ossadas escondidas sob o gelo, e o que parecia uma situação intrigante se tornou um grande mistério para os povos da região. Como que aqueles restos mortais foram parar naquela altitude? Outro fato que contribui para o mistério é a quantidade de ossadas encontradas. O que parecia ser algumas dezenas (o que já era bem sinistro) logo se tornou centenas e hoje já estima-se que tenha cerca de 600 ossadas espalhadas ao longo de toda a extensão do lago.                  

Ossadas encontradas em Roopkund. 

Dada a proporção do mistério, logo o caso se espalhou. Quando no ano de 2009, após uma minuciosa análise em algumas unidades das ossadas, buscando resolver o mistério, os cientistas acabaram por gerar mais dúvidas e mais mistério. As ossadas submetidas à análise revelaram ter origens diversificadas entre habitantes de diferentes partes do mundo e de épocas diferentes. Com intervalo de cerca de 1000 anos, o primeiro grupo se relaciona com os habitantes atuais da Índia que tenham morrido entre o século VII e X, o segundo grupo se relaciona com os habitantes do Mediterrâneo Oriental, em países como Grécia, que tenham morrido por volta do início do século XVIII. Mas, como é que isso é possível?                        

Todo ano quando o gelo derrete e diminui seu volume, as ossadas são reveladas e novas teorias surgem para dar uma justificativa para o mistério. Alguns acreditam que como os ossos foram encontrados no período da Segunda Grande Guerra (1942) eles poderiam ser de soldados japoneses que teriam sido devorados por uma tempestade de gelo na região, mas como os dados da análise demonstraram ter um grande número de mulheres, essa hipótese não é válida. Outra teoria para uma possível explicação poderia ser peregrinações religiosas não bem-sucedidas, já que a Índia é um país com uma cultura muito religiosa. Outras explicações incluem suicídio em massa, doença viral e desastres naturais.             

Mortes violentas      

Mas se você, Caçador de Mistério, acha que todos os mistérios sobre esse tema já foram revelados, você está enganado. Outro fator que a análise científica apresentou e torna esse mistério ainda mais intrigante e o eleva a um outro patamar. Após analisar os esqueletos, os cientistas notaram que todos eles apresentavam uma série de traumas na região do crânio, o que pode ser constatado que o motivo das mortes foi violenta. O que nos leva a uma pergunta: em uma região tão remota, o que poderia ter causado uma série de mortes tão violenta? Claro, que no meio de tudo isso diversas explicações foram apresentadas pelos habitantes. E, além das já apresentadas nesse texto, uma explicação da região parece se encaixar perfeitamente com esse fato.

Em uma antiga canção da região conta a história de um grupo de soldados que ao desrespeitarem a deusa local foram punidos com uma chuva de granizo, depois de mortos seus corpos foram soterrados e aprisionados no lago de gelo e lá continuaram.

Claro que com todos esses fatos que envolvem esse misterioso lugar, logo sua fama se expandiu e Roopkund de tornou um ponto turístico, sendo visitado todo  ano, seja por curiosos que encaram o frio extremo há cinco mil metros de altitude ou por novos exploradores que ainda tentam dar uma explicação para o mistério. E você, teria coragem de visitar o misterioso lago dos esqueletos, Roopkund?

Gostou do texto? Ajude o blog a crescer compartilhando e novos conteúdos sejam acrescentados no nosso abismo de mistérios. Fui!

2 comentários:

ads
Tecnologia do Blogger.